mulher cozinhando com vegetais

O impacto da alimentação no desempenho da mulher

Seis atitudes que você pode adicionar hoje à sua rotina, para viver melhor

por Célia Souza

Somos muito cobradas por produtividade, bons resultados e um desempenho satisfatório em nossa vida pessoal e profissional. A cobrança vem do chefe, dos colegas, das redes sociais, sobretudo de nós mesmas. Respeitar nosso tempo, nosso organismo, nossos desejos e ritmo é muito importante para sermos felizes e estarmos em harmonia com nosso corpo. Separei algumas dicas para que você, leitora, tome consciência da sua rotina, das suas práticas e transforme seus hábitos em algo positivo para você.

1) Como você inicia o seu dia?

Acordar e nutrir-se. Essa é a primeira dica. Nutrir-se se vida, de boas energias e também de alimentos. Comece o dia respirando, mentalizando coisas boas. Tomando um belo café, com calma, sentindo o sabor e o aroma. Mesmo que para isso tenha que acordar um pouco mais cedo. Esse momento de concentração e contemplação fará diferença no fim do seu dia.

2) Esteja rodeada de lanches saudáveis. Comida de verdade.

Frutas, nozes, castanhas, amendoim… Comida de verdade! Se elas estiverem ao alcance de suas mãos, você vai cair menos na cilada dos produtos “práticos”, que estão embalados de ilusão. Prefira descascar a desembalar! Não tenha vergonha de estar sempre com uma marmitinha. Elas são poderosas e ainda farão com que você economize.

3) Beba água!

Coloque lembretes, baixe aplicativo ou leve uma linda garrafa com você. Não importa qual a sua estratégia para manter-se hidratada, apenas faça acontecer. Se precisar de um incentivo, recomendo que leia sobre o impacto dessa atitude na sua pele, intestino, humor. O conhecimento será forte aliado na missão da disciplina com a hidratação.

4) Faça as principais refeições, sem pular.

Tem muita mulher achando bonito dizer: “menina, hoje eu almocei cinco da tarde”. Não tenha orgulho de deixar as demandas do trabalho engolirem sua atenção com a saúde e bem estar. Não ter tempo para comer não é sinônimo de produtividade ou sucesso. Pelo contrário. Se você não cuidar do seu corpo, do seu templo, uma hora “a casa vai cair”. Faça café da manhã, almoço e jantar de forma correta. Claro, obedecendo seu ritmo, fome, preferências e horários. 

5) Não faça dieta!

Dietas para pessoas com problemas metabólicos, com algum tipo de doença ou necessidade especial, ok. Mas para emagrecer? Não existe fórmula mágica. Toda dieta vai acabar um dia, e o peso voltará. Às vezes dobrado. É preciso mudar a mentalidade. É preciso se educar e colocar bons hábitos no seu dia a dia, que te acompanharão pela vida toda. Diga não à dieta e sim à mudança de estilo de vida. Escolha ser saudável e feliz todos os dias, respeitando seus desejos, seu biotipo, seu metabolismo e suas escolhas de vida.

6) Tire um dia para cozinhar/se relacionar com alimentos.

Mesmo que você não saiba ou não goste muito. Experimente. Mude sua relação com os alimentos. Toque, sinta, cheire. Conheça propriedades e observe os efeitos em seu corpo.

Um dia para deixar algumas coisas prontas para a semana. Ter um “estoque” pode te livrar daquela parada pra comer algo indevido no meio da semana. Deixar saladas prontas, deixar as marmitas prontas, fazer um chá, um bolo simples com baixo teor calórico, entre outras opções que, de forma leve e prática, podem se tornar mais um hábito de prazer.

Lembre-se que somos um conjunto de atitudes. Alimentação é fator decisivo para o nosso desempenho e qualidade de vida, mas a saúde mental, o movimento do corpo, a satisfação de ser e fazer o que gosta, além das pessoas com as quais você se relaciona, contempla o “pacote”. Escolha boas práticas para sua rotina e elimine o que for tóxico, sejam alimentos, hábitos ou pessoas. Escolha ser feliz hoje!

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Redes Sociais

Mais populares

Receba cartas exclusivas

Inscreva-se para minha Newsletter

Toda quarta-feira uma nova carta na sua caixa de entrada preferida.

veja mais

Últimos artigos

mulher viajando com mochila nas costas
Essencialismo

Período sabático

As vantagens de fazer uma pausa inteligente Com origem no vocabulário hebraico, o termo que significa repouso referia-se, no Antigo Testamento, ao período em que

Ler mais >>
casal lua de mel
Essencialismo

Lua de Mel

Conheça a origem da expressão e dicas para que a sua viagem seja inesquecível Sendo um dos momentos mais aguardados por recém-casados, a lua de

Ler mais >>